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Lattice Guitars

Ao longo dos anos, tenho me especializado na construção de violões com estrutura interna em treliça. 

Nos anos 1980, novas propostas, designes e materiais começaram a ser utilizados na construção de violões clássicos de concerto. Após um século de hegemonia da construção espanhola em leque, proposta principalmente por Antonio de Torres, inovações provenientes da Austrália e Alemanha alteraram substancialmente o rumo da luteria mundial. 

A construção em treliça, conhecida como "Lattice Guitars", proposta por Greg Smallman e amplamente difundida pelo violonista John Williams, ambos australianos, recebe este nome pois sua estrutura interna do tampo utiliza uma formação de barras em madeira, reforçadas ou não por fibra de carbono, proporcionando maior resistência e equilíbrio. Complementado por uma estrutura de lateral e fundo extremamente rígida e estável, obtém-se muita potência sonora, projeção, sustain, velocidade de resposta e equilíbrio de vozes.

Como o conhecimento e perícia do luthier resultam diretamente nas qualidades sonoras do instrumento, não podemos dizer que uma determinada escola de construção será a fórmula do sucesso. Na luteria, não existem receitas prontas e nem fórmulas mágicas.

Minha busca incessante tem sido que meus violões tenham uma sonoridade envolvente e potente, com grande projeção para grandes salas de concerto. Construo meus violões para que possam ser utilizados em música de câmara com pianistas, cantores, instrumentos de orquestra, sem a utilização de amplificações eletrônicas. 

Mas busco, além disso, que meus violões tenham um timbre encorpado na região aguda, profundo nos graves e equilibrado na região média. Tenham uma sustentação que permita ampliar e ressaltar a musicalidade e fraseado do violonista. Tenham uma gama dinâmica que permitam um pianíssimo que chega ao fundo da sala mas ao mesmo tempo se possa chegar ao fortíssimo sem esforço excessivo. Tenham uma rápida resposta ao toque de mão direita e respondam aos sutis movimentos do ataque com coloridos timbrísticos. Proporcionem conforto à mão esquerda do músico por meio de um braço perfeitamente equilibrado e ajustado, bem como a produção de ligados claros, obtidos sem esforço excessivo.

Se você tem interesse em saber mais sobre minha luteria e conceitos, entre em contato comigo. Terei prazer em conversar com você.

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